quarta-feira, 29 de junho de 2016

A pré-delegação cabo-verdiana receberá estágio para o Rio 2016


Jogos Olímpicos 2016
Decorrerá a partir de amanhã, 30 de Junho, até o dia 02 de Julho, na Capital do país, um estágio de pré-delegação da comitiva que irá representar Cabo Verde nos Jogos Olímpicos “Rio 2016”, a ter lugar no Brasil, entre 05 e 21 de Agosto.

A finalidade desse estágio de três dias é proporcionar directrizes aos atletas, treinadores e membros da comitiva, para uma melhor participação no maior evento desportivo do mundo, os Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro.

Com um programa intensivo, o estágio contará com a presença dos atletas qualificados, nomeadamente Jordin Andrade (Atletismo) e Maria Andrade (Taekwondo).


No primeiro dia de estágio, a delegação fará uma visita ao Comité Olímpico Cabo-verdiano, com o propósito de receber as boas-vindas da presidente Filomena Fortes e inteirar-se do funcionamento da instituição. Ainda durante o mesmo dia, esta comitiva receberá os equipamentos desportivos para a representação no Brasil e será recebida pelo Sr. 1º Ministro de Cabo Verde, Dr. Ulisses Correia e Silva.

 No dia 01 pelas 17 horas a comitiva terá um encontro com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca para a apresentação pública da delegação, seguido de uma conferência de imprensa.

Fonte: Comité Olímpico cabo-verdiano


terça-feira, 28 de junho de 2016

Governo: Infra-estruturas desportivas a serem executadas nas diferentes ilhas


Cerimónia de apresentação da Xª edição dos Jogos da CPLP
Em um discurso durante a cerimónia de apresentação da Xª edição dos Jogos da CPLP, o Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, disse que será realizada brevemente infra-estruturas desportivas em todo o país, como forma de se criar condições e dar consistência à prática e competição desportiva.



Na ocasião, o ministro anunciou também que o Governo de Cabo Verde irá criar logo que possível, um fundo do desenvolvimento do desporto, tudo isso na expetativa de provocar e garantir o crescimento do desporto no arquipélago.

Por fim, o Ministro do Desporto enalteceu a honra de Cabo Verde poder acolher mais esta edição dos Jogos da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), e ainda avançou que o país estará disponível para continuar a acolher a realização de outras actividades desportivas que sirvam de produto turístico e como tal provocar riquezas e negócios no país, com a atração de turistas, tendo referenciado a título de exemplo, as modalidades de praia como voleibol, futebol de praia, e desportos náuticos de um modo geral.

Fonte: Inforpress

Notícias relacionadas: 

"Em tempos de incertezas, a CPLP tem que ser uma certeza" 

domingo, 26 de junho de 2016

Cerimónia de apresentação da X edição dos Jogos da CPLP



Está marcado para amanhã às 11H no Palácio do Governo (Cidade da Praia), a apresentação oficial da X edição dos Jogos da CPLP.

Jogos Desportivos da CPLP  2016
A cerimónia será presidida pelo ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, a contar com a participação de cerca de 1200 agentes desportivos, entre atletas, dirigentes e oficiais, e ainda serão assinados protocolos com os patrocinadores oficiais do evento.


Os Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) terão lugar nas cidades de Espargos e Santa Maria (ilha do Sal) de 17 a 24 de Julho e contará com a participação de todos os países da comunidade, Angola, Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


O evento terá como novidade a participação pela primeira vez da delegação desportiva da Guiné-Equatorial.


Triatlo

Natação, Ciclismo e Corrida
Triathlon ou Triatlo é um desporto que agrega natação, ciclismo e corrida. Os atletas são chamados de “homens de ferro”, pois demonstram grande resistência nas competições, sempre buscando superar seu próprio limite. Por mesclar três desportos, no Triatlo todos os músculos do corpo são trabalhados.


História

Existem duas versões quanto à história do Triatlo. Segundo a primeira, o Triatlo surgiu no Havaí onde alguns rapazes resolveram apostar para saberem quem teria resistência para completar as três modalidades. A segunda versão diz que o Triatlo surgiu na cidade de San Diego, Estados Unidos em 1974 em um clube de atletismo, onde o percurso foi: 500 metros na piscina do clube, 12 km pedalando e 5 km na pista de atletismo. No local, era hábito passar uma lista de treinamentos aos atletas antes do período de férias, com exercícios, em geral, de natação e de ciclismo para eles manterem a forma sem ter que obrigatoriamente, praticar exercícios de atletismo. Quando os atletas retornavam das férias, os instrutores promoviam testes com a turma para avaliar quem, de fato, tinha se exercitado no período longe dos treinos. Esses testes consistiam em uma combinação de 500 metros de natação, seguido por 12 quilómetros de ciclismo e finalmente, cinco quilómetros de corrida. Os atletas adoraram a tarefa e pediram que no ano seguinte, o teste fosse promovido novamente, desta vez de forma mais organizada e contando com a presença dos salva-vidas de San Diego que tinham fama de bons desportistas. A disputa reuniu 55 participantes e os atletas “oficiais” levaram a melhor. Depois, os salva-vidas propuseram uma outra disputa, dessa vez cerca de 700 metros de natação no mar, 15 quilómetros de ciclismo na avenida da praia e arredores e corrida de 4,5 quilómetros.  


Tradicionalmente são três os tipos de provas disputadas no triatlo:

O triatlo curto, o triatlo olímpico e o iron man. O triatlo curto é a prova mais indicada para quem está iniciando nessa modalidade em razão da menor distância a ser percorrida: são 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e 5 quilómetros de corrida. O triatlo olímpico é composto de 1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e 10 quilómetros de corrida. Longe de qualquer outra, a prova mais exaustiva é o iron man. Nessa prova o atleta deve nadar 3,8 quilómetros, pedalar 180 quilómetros e correr 42 quilómetros.

Para ser aceito como desporto olímpico, o triatlo teve que passar por várias modificações. Uma das principais se deu nas regras, que passaram a aceitar o uso do vácuo no ciclismo – o ciclista que segue logo atrás de um adversário consegue manter velocidade “sugando” a energia do que está à sua frente. É de salientar que a Austrália é o país que mais ganhou medalhas olímpicas em provas de triatlo na história desse desporto. São ao todo 4 medalhas, sendo 1 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze.

O Ironman é uma competição de triatlo que requer muita resistência e preparo físico dos atletas, pois o percurso é mais longo. Costuma durar aproximadamente nove horas, sendo dividido da seguinte forma: 3,9 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.


Equipamentos a utilizar:

Essa modalidade exige o uso de alguns equipamentos, como: óculos de natação, um ténis que além de confortável, deve absorver o impacto da corrida, uma bicicleta adequada ao peso e altura do atleta, capacete, joelheiras e cotoveleiras como proteção para eventuais quedas.


Embora fascinante, o triatlo é um desporto muito caro. O custo da bicicleta, dos treinos, das inscrições nas competições, tudo isso constitui o triatlo como um desporto de elite. 

sábado, 25 de junho de 2016

Dia Olímpico


Entre os dias 23 a 25 de Junho de 2016, houve várias atividades que celebraram o Dia Olímpico. As comemorações começaram no dia 23, quinta-feira em São Vicente no Centro Juvenil "Nhô Djunga", com o ato de encerramento do projecto “Desporto para a cidadania” desenvolvido pelo Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA).
Comemorações do Dia Olímpico
Essa atividade se deu com a cerimónia solene da entrega da placa de reconhecimento à ICCA pelo trabalho desenvolvido pela instituição no decorrer do projeto, que após um ano de duração, promoveu a inclusão de 269 crianças e adolescentes de instituições sociais e das comunidades da ilha de São Vicente em situação de risco nas diversas modalidades desportivas.

    Projeto Desporto para a Cidadania: Entrega da placa de reconhecimento à ICCA








Conversa aberta: Participação feminina no Desporto



Já no mesmo dia (23 de Junho), na cidade da Praia, acontecia a conversa aberta promovida pela treinadora internacional de basquetebol júnior da NBA, Jade Leitão e a pugilista, Nancy Moreira, abordando o tema “A participação feminina no Desporto na Universidade Intercontinental de Cabo Verde (ÚNICA). O objectivo era partilhar as suas experiências no mundo desportivo, com os alunos da referida instituição de ensino. As questões da idade, do género e da gestão do tempo, na prática desportiva, foram as mais levantadas durante a conversa. Nancy Moreira deixou entender que a idade não é um obstáculo à iniciação da vida desportiva. Por outro lado Jade Leitão treinadora da NBA júnior e atual adjunta da seleção nacional de basquetebol sub 16 para os Jogos da CPLP, realça o caminho árduo que percorreu até chegar onde chegou.

No dia 24, sexta-feira, houve a imposição da Bandeira Olímpica em Santa Luzia.

E enfim, hoje 25 de Junho, sábado, aconteceu as atividades, Desporto para Cidadania em todas as ilhas do país (de Santo Antão à Brava) e o Tribol na praia da Gamboa às 09 horas celebrando o Dia Olímpico.

                                                                                                              

É de realçar que em Junho de 1894 o jovem Pierre de Coubertin fez reunir um Congresso na Sorbonne, em Paris sob pretexto da discussão sobre as questões do amadorismo desportivo, lançar as bases do Movimento Olímpico moderno. Apresentou ao mundo o Olimpismo, uma filosofia educativa de alcance universal e fortemente empenhada no desenvolvimento integral do Ser Humano e na promoção da concórdia entre os povos, cujo principal instrumento de ação seria precisamente o desporto.


PS: Inspire-se você também nessa filosofia. 

Final da IV edição da Taça do Reitor na Uni-CV



Terminou ontem (24 de Junho) a IV edição da Taça do Reitor, em que o grande vencedor foi o “Garáji” Multimédia.  
O apito final do jogo de encerramento aconteceu no Campus do Palmarejo, onde a equipa vencedora foi a dos alunos do curso de Multimédia que venceram por 9 a 3 a equipa formada por docentes e funcionários.

Os três grandes vencedores dessa taça foram, em 1º lugar a equipa Garáji Multimédia, em 2º lugar a equipa de docentes e em 3º lugar a equipa de Engenharia Informática e de Computadores.

De ressaltar que os prémios de melhor marcador e melhor guarda-redes também ficaram na equipa vencedora.



quarta-feira, 8 de junho de 2016

Jogo Solidário

                               
Terá lugar nesse domingo (12 de Junho) no campo de Tira Chapéu, às 16hs, um jogo beneficente organizado pelos tubarões azuis Gege Barros e Babanco com o intuito de apoiar os mais necessitados do bairro.
Jogo Beneficente
Será um jogo amigável entre amigos de Babanco vs amigos de Gege. A partida contará com a sua ajuda de contribuir com 1kg de alimento não perecível. Ajude esses tubarões a ajudar os que carecem de ajuda.






PS: Vá e disfrute de um óptimo domingo fazendo a diferença. 

domingo, 5 de junho de 2016

Basquetebol

Basquetebol
Basquetebol vem do nome inglês basketball, que significa literalmente "bola no cesto". O basquetebol é uma modalidade desportiva praticada com as mãos por duas equipes de 10 jogadores (5 em campo e 5 suplentes) com o objectivo de acertar a bola dentro do cesto. É considerado um Desporto que envolve muito talento, versatilidade e arremessos precisos. Foi inventado em finais de 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismit em Massachusetts (Estados Unidos). 

É um desporto que está no Ranking dos desportos mais praticados no mundo ocupando o 9º lugar. A sua criação deu-se da tarefa recebida por James Naismit pelo director da Escola de Massachusetts de criar um desporto que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática de um outro desporto, o Basebol.

Foi somente no começo do século XX que o basquete começou a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o desporto de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Atualmente o basquete é muito praticado no mundo todo e amado por muitos.

Nos primeiros anos do basquete ainda não havia uma bola específica para esse desporto. As partidas eram realizadas com uma bola de futebol. Porém, no ano de 1894, a Chicope Falls, empresa de Massachusetts, desenvolveu a primeira bola de basquete. Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros.


Os nomes mais sonantes do basquete do mundo e de Cabo Verde


Michael Jordan: Nasceu em 1963, é americano, pesa 98 kg e mede 1.98 m. Michael estudou na Universidade da Carolina do Norte e virou jogador do Chicago Bulls e estrela da NBA no ano 1984. Ele era popular por sua impressionante capacidade de pontuar e participações marcantes em concursos de enterradas. Hoje sua marca “Jordan” é uma das mais populares do mundo.

Kobe Bryant: nasceu em 1978, é americano, pesa 93 kg e mede 1.98 m. No ano de 2006 marcou 81 pontos em jogo contra Toronto Raptors, a segunda maior pontuação de todos os tempos.

Lebron James: James nasceu em 1984 nos Estados Unidos, e seu peso é 113 kg, com altura de 2.03 m.. Ele foi campeão para a NBA nas temporadas 2011-2012 com nomeação por 4 vezes a jogador mais valioso.


Já em Cabo Verde, os nomes são: Os irmãos Ivan Almeida e Joel Almeida;  Walter Tavares (primeiro cabo-verdiano a entrar na NBA).
Ivan nasceu na cidade da Praia a 10 de Maio de 1989. Tem vinte e sete anos. Já ganhou vários prémios coletivos e individuais. É um jogador versátil e que pode ser utilizado em várias posições. Já jogou muitas vezes juntamente com o seu irmão Joel na selecção cabo-verdiana de Baskett e em times pela Europa.  

Edy Walter Tavares mede 2,20m, tem vinte e tal anos, tornou-se o primeiro basquetebolista oriundo de Cabo Verde a conseguir entrar no Draft da NBA e ser escolhido por uma das equipas. Antes de entrar para a NBA, jogava na Espanha pelo Gran Canaria, na principal liga do país. Também joga pela selecção de Cabo Verde, os Tubarões Martelo.


A Seleção Cabo-Verdiana de Basquetebol denominada “Tubaron Martelo” representa Cabo Verde em competições internacionais da FIBA. É gerida pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol que atualmente ocupa aproximadamente 55ª posição do ranking da FIBA. Suas principais conquistas são a medalha de bronze no Afrobasket 2003 disputado em Angola e a medalha de prata e bronze nos Jogos da Lusofonia de 2006 e nos Jogos da Lusofonia de 2009. Cabo Verde já participou diversas vezes no Afrobaskett, mas não ganhou nenhuma vez.  

“Agora vivo uma nova Vida”


Vitória traduzida em fé
Euclides da Luz da Lomba Moreira, mais conhecido por “Ni”, nasceu em 1983 (33 anos). Filho de Cristiano Gomes Moreira e Maria de Livramento Brazão da Lomba mais conhecida por “Magui”. Foi criado pela sua avó em Órgãos, mais tarde veio para a Praia, onde mora em Terra Branca com o pai, a madrasta e os dois irmãos. A mãe vive em Portugal.  

Ni viu sua vida mudar após sofrer um atropelamento por um caro desgovernado. O acidente aconteceu em Órgãos em Setembro de 2008 aos 25 anos quando terminava o estágio de Eletricista. Logo em seguida do atropelamento, foi para Portugal onde teve 1 ano e 3 meses a fazer tratamentos. Desse 1 ano e 3 meses, esteve 6 meses num dos mais conceituados centros de reabilitação da Europa situado em cascais, onde reaprendeu a fazer tudo, a tomar banho, a se vestir, fazer suas necessidades fisiológicas, etc.

Passados dois anos do acidente, recebeu um convite do seu professor e DJ da Associação Mó na Roda para integrar ao grupo Mó na Roda e a fazer parte do time dos atletas do Comité Para-olímpico cabo-verdiano. “Perguntou-me se gostaria de participar do Comité Para-olímpico e “Mó na Roda”, disse-lhe que já tinha visto o vídeo de dança da primeira gala na TV, mas nunca tinha pensado em integrar-me ao grupo, mas com certeza aceitei o convite”. Depois de aceitar o convite, Ni esperou um tempo para se organizar e ver as dificuldades que ia ter na ida aos ensaios e as condições que o local do ensaio tinha para o acolher. Hoje ele já é veterano no mundo da dança e no Desporto.     

Antes do acidente, Ni queria ser Eletricista, mas com a fatalidade não pôde seguir com a carreira e hoje os seus planos para o futuro é conseguir fazer o estágio na área de Informática, Manutenção e Instalação de Computadores, essa é a sua prioridade. Quando perguntado o que é o desporto, Ni responde que Desporto para ele é vida. O Desporto traz muitos benefícios para a sua mobilidade, como por exemplo, aumenta sua auto-estima, melhora a sua saúde e bem-estar, isso tudo derivado ao Desporto. Quando se exercita, fica mais alegre, mais ativo, o corpo fica mais solto para tudo e é por isso que continua a dizer que o Desporto é vida. “Agora não consigo ver minha vida sem a dança e nem sem o Desporto. Sou mesmo tarado pelo Desporto, eu é que chamava todo mundo para irmos jogar futebol. Adoro o futebol, torço pelo meu clube de coração que é o Benfica, mas também gosto do Campeonato Inglês e torço pelo Manchester United”. Ni participa sempre de jogos, como por exemplo Basquete e Vólei sentado, mas diz que prefere o Vólei sentado por ser mais prático. Sente-se triste por não praticar o Desporto que mais gosta que é o futebol e espera que Deus sempre lhe dê força para continuar sempre a praticar o Desporto.

Todo ano tem um campeonato nacional para cadeirantes, onde são convidados os atletas de todas as ilhas com diversas modalidades, e cada um escolhe o que mais se sente “à vontade”. A data do Campeonato varia entre Agosto e Novembro.

Por ironia do destino a cadeira de rodas tornou-o mais “pé no chão”. Hoje ele dá valor às pequenas coisas que antes nem notava. A cadeira de rodas não deixou-o menos ativo, mas mudou sua vida e seus sonhos, embora alguns sonhos ainda permaneçam. A sua fé, coragem e esperança de um dia poder voltar a andar, levou-o a aceitar de forma rápida a sua condição como cadeirante. Embora suas chances de voltar a andar são mínimas, não perde as esperanças. Para ele a esperança só morre depois dele.

Hoje em dia faz fisioterapia duas vezes por semana na clínica com seu médico e em casa faz os seus próprios exercícios que o ajuda a ter mais flexibilidade no dia-a-dia com pequenas actividades. Seus planos daqui para frente além de fazer o estágio de Manutenção e Instalação de computadores, é também formar sua família, ir morar na sua própria casa e não depender dos pais. 


PS: Com essa lição de vida, vê-se que dá para fazer tudo o que quisermos mesmo passando por dificuldades como essa, basta confiarmos em nós mesmos e principalmente em Deus. A força está na nossa mente.       

sexta-feira, 3 de junho de 2016

A Internet em Cabo Verde

Uso da Internet em Cabo Verde
Cabo Verde é um país que está a crescer cada vez mais a nível tecnológico. Esse arquipélago está em boas posições a nível mundial e sobretudo a nível de África em relação a penetração da Internet.


Nesse país, a Internet conjuntamente com outras Tecnologias de Informação e de Comunicação(TIC), vem ganhando  importância na sociedade.

O país tem criado maneiras para que  todos tenham acesso à internet, nomeadamente, através do Projeto Konekta que tem possibilitado o acesso gratuito à Internet em mais de 38 praças digitais já existentes e espalhadas por todo o país.


Segundo Samuel, aluno do  segundo ano de Inglês na Uni-CV, a internet é uma importante ferramenta da comunicação porque encurta as distâncias entre países continentes e até mesmo nacional. Realça ainda que os cabo-verdianos usam muito a internet e ele é a prova disso, usando-a 80% do seu tempo para diversas atividades, como por exemplo, contactar amigos atravéz do facebook, fazer trabalhos escolares, ver videoclipes no youtobe, entre outras. 

Se intitula viciado pela internet, usando-a diariamente e sendo indispensável para o seu dia-a-dia. Samuel afirma ainda que como já tinha referido antes, os cabo-verdianos utilizam muito dessa ferramenta, mas não  sabe se é de uma forma positiva ou não.