domingo, 26 de junho de 2016

Triatlo

Natação, Ciclismo e Corrida
Triathlon ou Triatlo é um desporto que agrega natação, ciclismo e corrida. Os atletas são chamados de “homens de ferro”, pois demonstram grande resistência nas competições, sempre buscando superar seu próprio limite. Por mesclar três desportos, no Triatlo todos os músculos do corpo são trabalhados.


História

Existem duas versões quanto à história do Triatlo. Segundo a primeira, o Triatlo surgiu no Havaí onde alguns rapazes resolveram apostar para saberem quem teria resistência para completar as três modalidades. A segunda versão diz que o Triatlo surgiu na cidade de San Diego, Estados Unidos em 1974 em um clube de atletismo, onde o percurso foi: 500 metros na piscina do clube, 12 km pedalando e 5 km na pista de atletismo. No local, era hábito passar uma lista de treinamentos aos atletas antes do período de férias, com exercícios, em geral, de natação e de ciclismo para eles manterem a forma sem ter que obrigatoriamente, praticar exercícios de atletismo. Quando os atletas retornavam das férias, os instrutores promoviam testes com a turma para avaliar quem, de fato, tinha se exercitado no período longe dos treinos. Esses testes consistiam em uma combinação de 500 metros de natação, seguido por 12 quilómetros de ciclismo e finalmente, cinco quilómetros de corrida. Os atletas adoraram a tarefa e pediram que no ano seguinte, o teste fosse promovido novamente, desta vez de forma mais organizada e contando com a presença dos salva-vidas de San Diego que tinham fama de bons desportistas. A disputa reuniu 55 participantes e os atletas “oficiais” levaram a melhor. Depois, os salva-vidas propuseram uma outra disputa, dessa vez cerca de 700 metros de natação no mar, 15 quilómetros de ciclismo na avenida da praia e arredores e corrida de 4,5 quilómetros.  


Tradicionalmente são três os tipos de provas disputadas no triatlo:

O triatlo curto, o triatlo olímpico e o iron man. O triatlo curto é a prova mais indicada para quem está iniciando nessa modalidade em razão da menor distância a ser percorrida: são 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e 5 quilómetros de corrida. O triatlo olímpico é composto de 1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e 10 quilómetros de corrida. Longe de qualquer outra, a prova mais exaustiva é o iron man. Nessa prova o atleta deve nadar 3,8 quilómetros, pedalar 180 quilómetros e correr 42 quilómetros.

Para ser aceito como desporto olímpico, o triatlo teve que passar por várias modificações. Uma das principais se deu nas regras, que passaram a aceitar o uso do vácuo no ciclismo – o ciclista que segue logo atrás de um adversário consegue manter velocidade “sugando” a energia do que está à sua frente. É de salientar que a Austrália é o país que mais ganhou medalhas olímpicas em provas de triatlo na história desse desporto. São ao todo 4 medalhas, sendo 1 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze.

O Ironman é uma competição de triatlo que requer muita resistência e preparo físico dos atletas, pois o percurso é mais longo. Costuma durar aproximadamente nove horas, sendo dividido da seguinte forma: 3,9 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.


Equipamentos a utilizar:

Essa modalidade exige o uso de alguns equipamentos, como: óculos de natação, um ténis que além de confortável, deve absorver o impacto da corrida, uma bicicleta adequada ao peso e altura do atleta, capacete, joelheiras e cotoveleiras como proteção para eventuais quedas.


Embora fascinante, o triatlo é um desporto muito caro. O custo da bicicleta, dos treinos, das inscrições nas competições, tudo isso constitui o triatlo como um desporto de elite. 

Sem comentários:

Enviar um comentário