sábado, 25 de junho de 2016

Dia Olímpico


Entre os dias 23 a 25 de Junho de 2016, houve várias atividades que celebraram o Dia Olímpico. As comemorações começaram no dia 23, quinta-feira em São Vicente no Centro Juvenil "Nhô Djunga", com o ato de encerramento do projecto “Desporto para a cidadania” desenvolvido pelo Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA).
Comemorações do Dia Olímpico
Essa atividade se deu com a cerimónia solene da entrega da placa de reconhecimento à ICCA pelo trabalho desenvolvido pela instituição no decorrer do projeto, que após um ano de duração, promoveu a inclusão de 269 crianças e adolescentes de instituições sociais e das comunidades da ilha de São Vicente em situação de risco nas diversas modalidades desportivas.

    Projeto Desporto para a Cidadania: Entrega da placa de reconhecimento à ICCA








Conversa aberta: Participação feminina no Desporto



Já no mesmo dia (23 de Junho), na cidade da Praia, acontecia a conversa aberta promovida pela treinadora internacional de basquetebol júnior da NBA, Jade Leitão e a pugilista, Nancy Moreira, abordando o tema “A participação feminina no Desporto na Universidade Intercontinental de Cabo Verde (ÚNICA). O objectivo era partilhar as suas experiências no mundo desportivo, com os alunos da referida instituição de ensino. As questões da idade, do género e da gestão do tempo, na prática desportiva, foram as mais levantadas durante a conversa. Nancy Moreira deixou entender que a idade não é um obstáculo à iniciação da vida desportiva. Por outro lado Jade Leitão treinadora da NBA júnior e atual adjunta da seleção nacional de basquetebol sub 16 para os Jogos da CPLP, realça o caminho árduo que percorreu até chegar onde chegou.

No dia 24, sexta-feira, houve a imposição da Bandeira Olímpica em Santa Luzia.

E enfim, hoje 25 de Junho, sábado, aconteceu as atividades, Desporto para Cidadania em todas as ilhas do país (de Santo Antão à Brava) e o Tribol na praia da Gamboa às 09 horas celebrando o Dia Olímpico.

                                                                                                              

É de realçar que em Junho de 1894 o jovem Pierre de Coubertin fez reunir um Congresso na Sorbonne, em Paris sob pretexto da discussão sobre as questões do amadorismo desportivo, lançar as bases do Movimento Olímpico moderno. Apresentou ao mundo o Olimpismo, uma filosofia educativa de alcance universal e fortemente empenhada no desenvolvimento integral do Ser Humano e na promoção da concórdia entre os povos, cujo principal instrumento de ação seria precisamente o desporto.


PS: Inspire-se você também nessa filosofia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário