domingo, 29 de maio de 2016

Praia e arredores da Gamboa como cenário da prática dos mais diversos desportos.


Decorreu-se esta manhã, 29 de Maio, mais uma edição do Praião do Desporto, organizado pela Câmara Municipal da Praia. As atividades aconteceram em toda a orla da Gamboa, com participação de algumas escolas que foram mostrar o que têm feito a nível do Desporto.
Gamboa recebe mais uma edição do Praião do Desporto

Segundo o ex-Vereador da Cultura e Desporto da Praia, António Lopes da Silva, o objetivo dessa iniciativa é dar oportunidade às escolas a apresentarem os seus trabalhos para a consciencialização do desporto na vida dos pequeninos. E também mostrar que a estrada não serve somente de passagem de carros, mas sim, de palco para a prática dos mais diversos desportos.

Quem esteve lá pôde deparar-se com um cenário encantador e cheio de vida, é o que conta Silvana Agues, amante do desporto, que se diz impressionada com o desenpenho e a força de vontade dos jovens e crianças, que mesmo debaixo d´um sol escaldante, podia-se ver a alegria nos seus olhares.Todos se juntaram neste dia por uma causa nobre, a democratização do Desporto.

Esta é a 8ª edição de um evento que todos os anos recebe milhares de crianças e jovens e que contou com a atuação de diversas modalidades desportivas. Modalidades como o vólei sentado, basket, judó, karaté, capoeira, vólei, entre outros. 

Com a adesão que esse tipo de evento tem, para o ano haverá mais. 



quinta-feira, 26 de maio de 2016

Os dez maiores Estádios do Mundo




                                        Top 10 dos maiores Estádios de Futebol do Mundo:

1º  Rungrado May Day Stadium, com 150.000 assentos. Fica na cidade de Pyongyang, Coreia do Norte             

2º Salt Lake Stadium, com 120.000 assentos, Kolkata,  Índia     

3º Estádio Azteca, com 105.064 assentos, Cidade do México, México               

4º Azadi Stadium, com 100.000 assentos, Tehram, Irã            

5º Camp Nou, com 99.354 assentos, Barcelona, Espanha          

6º  FNB Stadium, com 99.700 assentos, Joanesburgo, África do Sul

7º The Rose Bowl, com 93.420, Passadena, EUA

8º  Wembley Stadium, com 90.000 assentos, Londres, Inglaterra

9º  Gelora Bung Karno Stadium, com 88.360 assentos, Jakarta, Indonésia          

10º Bukit Jalil National Stadium, com 87.411, Kuala Lumpur, Malásia  

Praia “Trail”


Realizar-se-á a primeira prova do Circuito de Montanha em Santiago nesse domingo, 29 de Maio, na praia da Gamboa (Cidade da Praia) no âmbito da Praia Trail nos 15 quilómetros masculino e feminino. Espera-se por parte da organização um grande número de participantes.  
Atletismo: Praia trail
Segundo o impulsionador dessa iniciativa, Orlandinho Mascarenhas, esta prova de trail inédita no país tem hora marcada para as 08:30 com os atletas a percorrem os 15 quilómetros (séniores masculinos) e 8 quilómetros (júniores e femininos).

Os atletas terão de correr por entre as praias da Gamboa, Prainha, Quebra Canela, Praia Shoping, Palmarejo Grande, Cidadela e pedregulhos de Cova do Minhoto, estrada Cidade Velha, Alto da Glória, Eugénio Lima, descida de Monte Pensamento, ribeiras de Calabaceira, ribeiras de Vila Nova, do Paiol e de Lém Ferreira, entre outros pontos.

Esta prova é uma das quatro etapas do Circuito de Montanha de Santiago que terminará no dia 03 de Julho. A prova mais longa será de 40 quilómetros, percurso Serra Malagueta. A organização promete prémios atractivos e assegura apoio no alojamento aos atletas residentes fora da ilha de Santiago.



quarta-feira, 25 de maio de 2016

Rugby


O Rugby é praticado um pouco por todo o mundo, com especial incidência na Europa, África do Sul e Oceania. Novamente introduzido nos jogos olímpicos após 92 anos, o Rugby é um desporto coletivo de intenso contato físico. É originário da Inglaterra e se encontra na última posição nos 10 desportos mais praticados no mundo.
Por causa dos fortes choques entre os participantes e lesões originadas desses encontros, muitas vezes o Rugby é chamado de violento. Entretanto, o objetivo de um jogador de Rugby jamais será o de machucar o adversário.


Uma das teorias para a origem do rugby é que ele teria nascido de uma jogada irregular do futebol feita por um estudante chamado Willian Webb Ellis que achou o futebol monótono. Ele pegou a bola na mão e levou-o até a linha de fundo do adversário. Seus colegas irritados tentaram agarrá-lo.

Por ter sido inicialmente concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de "rugby football”. Ao longo do tempo, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o Rugby de quinze (Rugby Union). Em seguida está o Rugby League com 13 atletas e o de sete (sevens/seven-a-side) que é a modalidade olímpica. Além dessas variações, ainda há o rugby de praia, de toque, em cadeira de rodas e o subaquático.

Vence uma partida de rugby a equipe que conquistar o maior número de pontos. Para isso deve levar a bola para além da linha da baliza dos adversários e apoiá-la contra o solo, além de conversões e penais.

A bola de rugby é de formato oval de couro ou de material sintético apropriado. Ela é feita de modo a torná-la resistente à água e facilitar a aderência. Seu comprimento varia de 28,0 cm a 30,0 cm com uma circunferência total de 74,0 cm a 77,0 cm, tendo assim, entre 410 à 460 gramas.

O campo é de formato rectangular com um comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados. A superfície deve ser de grama, mas também pode ser de areia, barro, neve ou grama artificial. Não é permitido jogar-se em uma superfície dura permanente como concreto ou asfalto. E no caso de grama artificial, elas devem estar em conformidade com o Regulamento

 

Comparação entre Rugby e Futebol Americano

Muitas vezes o Rugby é confundido com o Futebol Americano. Apesar de serem duas modalidades de grande impacto físico e com algumas semelhanças à partida, são desportos com regras, dimensões do campo e abordagens distintas.

No Futebol Americano cada equipa é composta por 11 jogadores, sendo utilizados 3 grupos diferentes de jogadores que vão entrando e saindo conforme a fase do jogo. Estes 3 grupos são o de defesa, o de ataque e a equipa especial (marcação de pontapés aos postes). No Rugby cada equipa é composta por defesas, médios e avançados.

No Futebol Americano cada jogo é dividido em 4 partes de 15 minutos com um intervalo no final do segundo tempo. Sempre que a bola toca no chão o jogo pára, enquanto no Rugby existem duas partes de 40 minutos com um intervalo de 10 minutos entre as duas. O jogo não pára excepto quando há penaltis, um ensaio ou quando um jogador lesionado não responde ao tratamento.

O Rugby é um jogo mais livre e espontâneo que o Futebol Americano. Em ambos os desportos o objectivo é ganhar terreno ao adversário, mas o Rugby é composto por jogadas mais fluídas, em que os jogadores têm que decidir no momento o que fazer. Já no Futebol Americano o jogo é baseado em jogadas ensaiadas e é como tal um jogo menos gasto.

 

Pontuação: No Rugby existem 4 tipos de pontuação que são:

·         Try (5 pontos);
·         Conversão (2 pontos);
·         Drop Goal (3 pontos);
·         Penalidades (3 pontos).

Os equipamentos utilizados são:

·           Chuteira
·    
    Shoulder pad: colete com partes amaciadas que protegem os ombros, o abdômen, o   peitoral, as costas e o bíceps.
·         
       Boqueira - Proteção para os dentes.
·    
    Scrum cap - capacete com partes amaciadas para proteger o crânio de impactos de   pequena e média força.



Praião do Desporto



 No âmbito da comemoração do dia internacional das crianças, 1 de Junho, a Câmara           Municipal da Praia realizá várias actividades desportivas e não só. 
Festividades do dia das crianças

 Essas atividades desportivas vão das 09:00 às 12:00  no dia 29 de Maio (domingo) na praia da Gamboa. 


           

                                                                                      Vai haver: 

                                                                                      

                                                                                       Jogo de Vólei;

                                                                                      Concurso de escultura na areia;  

                                                                                       Body Board; 

                                                                                       Capoeira e 

                                                                                       Karaté.  


          Traga o seu filho para comemorar o seu dia.

sábado, 21 de maio de 2016

Ética no Desporto debatido no Workshop na Uni-CV


Realizou-se hoje (20 de Maio) às 10:00 horas na Uni-CV, o Workshop sobre a Ética no Desporto. Esse Workshop teve como oradores Emanuel dos Passos, representante do comité olímpico de Cabo Verde, o ex. atleta olímpico cabo-verdiano Alfayaya Ferreira e o ex. presidente da ACAD (Associação académica dos estudantes da UNI-CV) Adilson Neto.

Workshop: Ética no Desporto (UNI-CV)
Esse Workshop é uma das atividades em comemoração à Taça do Reitor. A Taça do Reitor já vai na sua 4ª edição e é um evento desportivo institucionalizado pela própria universidade (Uni-CV) com o intuito de promover o desporto.

O Workshop foi patrocinado porque a academia viu que é tão importante incutir nos alunos o desporto como área séria e que deva ser sugeridos modelos para a sociedade. “Deixar de pensar o Desporto enquanto amador, mas levar o Desporto também como uma das áreas sérias para o seu desenvolvimento profissional, um desporto mais fortificado na academia” diz Adilson Neto, ex. presidente da ACAD.  


                                                                  Questões da ética no desporto

Algumas questões levantadas no Workshop foram: Para que serve a ética no desporto; Quanto vale um resultado e qual é o Preço a pagar.


Segundo Emanuel dos Passos, a ética tem a ver com princípios, fundamentos, valores que formam o carácter de uma pessoa e ela é traduzida através de acção. Quer dizer que não se consegue medir, ela não é algo palpável, não é mensurável, ela é vista através de acção, através da forma de ser enquanto jogador/atleta. Ele ainda diz que os comportamentos poderão ter alguma consequência não só nos treinos, mas também na própria sociedade que se está inserido. Tem que se ter alguns cuidados com comportamentos enquanto jogadores, enquanto atletas, treinadores e árbitros. A ética no desporto diz que é preciso potenciar e valorizar o esforço. O respeito a tolerância, mas fundamentalmente a justiça, o fair play, o jogo limpo.

Quando se pensa em alta competição, vem à cabeça os jogos olímpicos. O objetivo principal dos jogos olímpicos não é bater records, mas sim unir as nações, intercâmbio, troca, convívio entre os atletas. Não é vencer, mas sim participar, o mais importante do que o vencer é o lutar, o mais importante do que ganhar é saber que lutou, deu o seu melhor. Os jogos olímpicos serve para promover valores olímpicos de excelência, respeito, amizade entre os atletas, os povos. O respeito pelos atletas, pelo companheiro de equipa, pelos adversários, pela própria pessoa, pelo seu corpo, pela sua saúde.  A excelência não é ser melhor do que o adversário, mas dar o seu máximo. Ser amanhã melhor do que é hoje.

Um dos princípios fundamentais do olimpismo é colocar o desporto ao serviço do desenvolvimento pleno do homem. A prática do desporto é um direito do homem. O artigo 79º da Constituição de Cabo Verde diz que a todos é reconhecido o direito à cultura física e ao desporto. O desporto enquanto algo limpo, justo. O desporto é utilizado muitas vezes para ensinar alguns valores.   

Experiência de vida de Alfa Ferreira enquanto atleta

Alfayaya Ferreira começou cedo a sua vida desportiva. Foi um dos primeiros atletas a representar Cabo Verde nos jogos olímpicos. Participou dos jogos olímpicos de Atlanta em 1996. A sua ânsia de competir quando jovem fez com que sempre treinasse tendo ou não competição. Sua vida como atleta teve altos e baixos. Chegou mesmo a desistir, mas logo percebeu que a sua vida era o desporto. Alfayaya é grato para com o Comité Olímpico cabo-verdiano que o levou para a Europa e conseguiu fazer com sucesso sua carreira de atleta. Atualmente vive em Espanha e atua como treinador dos pequenos atletas. De acordo com Alfa, o importante não é ganhar medalhas e/ou troféus, mas participar e conviver com outros atletas.


Notícias relacionadas:

Desporto Universitário em ação na Taça do Reitor da UNICV

Algumas Considerações sobre Ética no Desporto

Jogos Olímpicos Rio 2016: preparativos fazem-se com repelente, “condoms” e frases


quarta-feira, 18 de maio de 2016

IV edição da Taça do Reitor



  No dia 20 de Maio (sexta feira) haverá a abertura da IV edição da Taça do Reitor.
Taça do Reitor 

Vão realizar-se diversas atividades nesse dia como podem ver nesse cartaz.
A UNI-CV espera por vocês. Participem, o evento contará com a presença da Equipe Reitoral.

domingo, 15 de maio de 2016

No dia Internacional da Família, a família Benfiquista festeja o “tri”

Benfica Tri-campeão
Os adeptos benfiquistas pediram e o 35º chegou.
 Benfica vence o Nacional por quatro bolas a uma, sagrando-se tricampeão de Portugal e adia o sonho do Sporting de ser campeão. O Sporting Clube de Portugal venceu em Braga com o placar de 4 a 0, mas a decisão do campeonato não dependia dele.

O campeão português da época 2015/2016 terminou o campeonato com 88 pontos, com dois pontos a mais do segundo colocado no campeonato (Sporting). Um marco histórico para o Benfica que não ganhava o tricanpeonato há 39 anos.

Adeptos praienses 
Os festejos podem ser sentidos não só em Portugal, mas nos quatro cantos do mundo. Em Cabo Verde, na cidade da Praia as ruas não estão como no Marquês de Pombal, contudo há um número considerável de adeptos pelas ruas a comemorarem mais um título.


Com um “tri” conquistado, agora o próximo passo é o tetra campeão. Nesse momento o que vai na cabeça dos benfiquistas é na próxima época revalidar o título e agregar ao seu currículo o primeiro tetra campeão.            

Repercussão do massacre de Monte Txota



Madrugada de 26 de Abril de 2016. Essa é a data que fica marcado para sempre na memória dos cabo-verdianos.     


Monte Txota 
O massacre de Monte Txota deixou Cabo Verde chocado. Essas dez ilhas nunca antes tinha presenciado algo parecido. Desde então, Cabo Verde não é o que era antes. O país anda em modo alerta.

Vários sites online divulgaram a notícia do massacre. Esse acontecimento teve repercussão mundial. O A Semana online, divulgou no dia 26 de Abril em seu site que por conta do massacre que resultou onze mortos, os voos operados a partir do Aeroporto Internacional da cidade da Praia foram atrasados por causa da revista aos passageiros e bagagens.  Essa revista teve a ver com as investigações feitas pelas autoridades que procuravam suspeitos e armas, e tentavam evitar fugas.

Um outro site, Jornaliberal.com, divulgou em 27 de Abril que o novo Governo agiu com serenidade e rapidez necessária no esclarecimento de 11 pessoas mortas no “massacre” executado por um soldado das Forças Armadas no Centro de Telecomunicações de Monte Tchota, na ilha de Santiago.      

Segundo informações publicadas pelo A Semana online, “Monte Tchota é uma zona nevrálgica. É lá que se concentram as principais torres de comunicação do país. Um ataque nesta zona pode provocar um apagão nas comunicações, que poderia ser aproveitado para os bandidos colocarem-se em fuga”.

O Jornal Liberal avançou ainda com informações de que o soldado Manuel António Silva Ribeiro, Antany como é conhecido, teria matado todos os seus colegas que se encontravam dentro da caserna e executou os dois cidadãos estrangeiros que se encontravam a poucos metros do local. O corpo da terceira vítima, o ajudante, encontrava-se a alguns metros de distância, possivelmente atingido quando tentava fugir do tiroteio. Para o Jornal Liberal, esse crime bárbaro, ocorrido em Monte Txota, merece duas notas: a falta de segurança no maior Centro de Telecomunicações do país; e a facilidade com que hoje qualquer recruta tem acesso a uma arma de guerra com 30 munições, desconhecendo-se em parte sobre eventuais perturbações a quem é entregue uma AKM.

Por causa desse acontecimento, segundo o Expresso das Ilhas, o governo decretou dois dias de luto nacional, em vigor desde as zero horas do dia 28, em memória das vítimas do ataque. A resolução do Conselho de Ministros foi publicada nesse dia, em Boletim Oficial.

De acordo com Notícias do norte, o soldado responsável pelo massacre, aguarda julgamento em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional Militar, na cidade da Praia.

Com todas essas declarações sobre o crime bárbaro ocorrido no Monte Txota, podemos concluir que o país não tinha condições estruturais e psicológicas de lidar com esse tipo de crime que assustou pelo seu alto teor de crueldade. Cabo Verde é um país pequeno na sua dimensão geográfica, e um crime dessa dimensão chocou a população cabo-verdiana. A repercussão que esse crime teve foi internacional. Agitou os meios de comunicação social e as redes sociais de alguns países. Na origem da sede de informar, o site Onda Kriolu, divulgou imagens chocantes dos mortos no atentado de Monte Txota. Imagens essas que não foram permitidas pelas famílias das vítimas e agora esse site foi bloqueado por um jurista.


A minha opinião sobre tudo o que aconteceu no país nesse período em relação a divulgação de informações sobre o massacre é que algumas delas (informações) foram precipitadas. Devia-se primeiro apurar os fatos e não avançar com declarações incertas. Já se sabe que o responsável pelo crime foi o “Antany”, porém precisa-se fazer-se uma investigação aprofundada sobre os motivos reais que o levou a cometer tais crimes. Também devia-se ter uma atenção redobrada sobre os militares das Forças Armadas a partir de agora.    

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Decisão do campeonato português



Nesse domingo (15 de Maio), será  decidido o campeonato português. Tudo está ainda em aberto. Os dois clubes na corrida pelo campeonato estão o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting. O jogo será nesse domingo e os dois jogarão na mesma hora. Às 15:00, horário de Cabo verde, O Benfica recebe o Nacional da Madeira e o Sporting é recebido pelo Braga.

A um passo do “tri”



Benfica rumo ao 35º
Faltam 1 dia, 14 horas, 48 minutos e alguns segundos para o “big day”. O sonho do "tri" está cada vez mais perto para os benfiquistas.  
A uma jornada do fim da I Liga, o Benfica está muito perto de garantir o 35.º título do seu historial. Apesar de ser o recordista de triunfos da prova, os adeptos do Benfica há muito que não estavam tão pertos de festejarem o tricampeonato.
O confronto que decide o campeonato português acontece nesse domingo, na última jornada. Nada ainda está decidido, tudo será resolvido quando os dois clubes que estão na corrida pelo título (SLBenfica e Sporting FC) entrarem em campo, cada um com os seus adversários. O Benfica com 85 pontos entra em campo com o Nacional e o Sporting com menos dois pontos do líder do campeonato (Benfica), defrontará o Braga que está no quarto lugar.  

Com o triunfo sobre o Marítimo no último fim-de-semana, o Benfica só precisa de derrotar o Nacional na Luz para ser campeão nacional ou simplesmente esperar que o Sporting não ganhe na visita a Braga. Só depende das Águias para se sagrar campeão, porém a pressão é muito. O Sporting está na retaguarda só a espera de um deslize dos encarnados. A matemática é simples e as hipóteses do Benfica não ganhar o “tri” são poucas.  

Taça de prata maciça. 
No caso de festejar o tricampeonato no próximo domingo, o Benfica tem à espera uma taça de prata maciça. Segundo os regulamentos da Liga, o tricampeão tem direito a um troféu diferente dos restantes, pelo simples facto de estarmos perante um acontecimento ainda mais relevante. Será a primeira vez que tal acontecerá, uma vez que este modelo foi adotado pela Liga desde 2011/12. 

Os adeptos do Benfica aqui em Cabo Verde estão a contar os segundos para esse “big day”. Parece que o relógio parou no tempo, é o que conta José Correia. Diz ainda que se pudesse, ia para Portugal apenas para assistir esse grande embate. O Sporting Lisboa e Benfica tem um vasto número de adeptos pelo mundo todo e os cabo-verdianos estão nesses números. Desde sempre que os cabo-verdianos vibram com o Benfica e não só. Somos desde sempre influenciados com o futebol Europeu. Com certeza nesse domingo (15 de Maio) os olhos estarão todos voltados para a partida das Águias e dos Leões. A pergunta que paira nas nossas cabeças é, quem sairá vencedor? Silvana Agues, adepta do Sporting, reponde, “O campeonato só será justo se o Sporting ganhar. O Benfica tem grandes chances de vencer o campeonato, porém, com pouco mérito”. Opiniões à parte, o fato é que tanto Benfica, como Sporting, a vitória seria histórica.           

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Forma simples de se exercitar


As razões da popularidade do futebol




Amor ao futebol
O futebol é sem dúvida um dos desportos mais praticados e populares no mundo inteiro. Este desporto tem origens muito remotas na História da humanidade, mas só foi devidamente regulamentado e divulgado a partir do século XIX em Inglaterra. É praticado em praticamente todos os cantos do mundo, sendo que alguns clubes de futebol e alguns jogadores mais célebres são idolatrados e imitados por crianças e adultos nos cinco continentes.

Um dos factores que contribuiu mais para a divulgação e popularização deste desporto será o facto de poder ser jogado muito facilmente com uma simples bola e duas balizas (que podem ser facilmente improvisadas), sendo muito simples e barato. As pessoas se reúnem para jogar futebol em qualquer sítio, seja na relva ou na areia. Além disso, o facto de a Inglaterra ter muitas ex-colónias e emigração também contribuiu para aumentar o fenómeno de globalização que este desporto adquiriu. Sendo praticado com os pés, aumenta seu grau de imprecisão, ampliando a necessidade de perfeição e os solos individuais, abrindo caminhos para surpresas e acasos ao longo de uma partida. O maior sentido de conjunto e a contrapartida do uso impreciso dos pés, com movimentos corporais em ritmos descompassados, tornam o fator surpresa o ponto central desta modalidade.
Este é outro dos grandes segredos responsáveis pela popularidade do futebol: regras definidas, só desconhecidas por quem não é culturalmente entendedor para apreciar esta que, segundo Hobsbawm, é a "religião leiga dos trabalhadores".

O futebol é um desporto que tudo pode acontecer. No futebol o jogo só acaba quando o árbitro apita para o fim do jogo. Essa é também uma das razões da grande popularidade desse desporto. Eu, particularmente adoro e vibro com cada partida do meu clube de coração. A sua simplicidade é o que mais me fascina e é também um dos principais motivos para esse sucesso. Essa grande popularidade fez com que se tornasse uma modalidade de massa, cultuado por todos, independente de etnia, educação ou classe social. Com esse forte apelo, o futebol passou a ser facilmente visto como um espetáculo e hoje em dia é extremamente mediatizado e comercializado mundialmente, fazendo com que se movimente muito dinheiro todos os anos.


PS: Se você é também um louco pelo futebol, deixe um comentário.

Top 10 dos desportos mais praticados no mundo



Como ando sempre a dizer, desporto é sinónimo de saúde, diversão e lazer. Agora vou elencar os 10 desportos mais populares do mundo. A variedade é impressionante e alguns exigem maior esforço dos pés, outros das mãos, punhos, cabeça, etc. Os desportos combinam com diversos ambientes para a sua prática, como água, grama, terra ou ar.
Ande, corra, pratique desporto
A prática dessas modalidades se tornam tão habituais entre as pessoas, que é muito raro encontrar alguém que nunca tenha praticado algum tipo de desporto. Mesmo os mais exóticos têm espalhamento pelo planeta, como os de inverno, de forma comum, praticados no gelo.
Desporto é sempre bom e existe uma variedade enorme deles pelo mundo, muitos que nunca ouvimos falar e o que é considerado popular num país, às vezes não é nada conhecido em outros lugares do mundo.

As 10 modalidades desportivas mais populares do mundo:


Actualmente as pessoas começam a compreender a importância da prática desportiva, crescendo o número de praticantes e de adeptos nas mais variadas modalidades. Eis uma lista de alguns dos desportos mais populares:

1º Futebol
2º Críquete
3º Hóquei de campo
4º Ténis
5º Voleibol
6º Ténis de mesa
7º Baseball
8º Golfe
9º Basquetebol
10º Rugby

PS: O que estás à espera? Vá e comece logo a praticar qualquer um desses desportos ou outros da sua preferência. 

A história de um clube que deu a volta por cima


O clube da segunda divisão que foi à Premire League
e ganhou o Campeonato Inglês

O Leicester City Football Club é um clube de futebol inglês da cidade de Leicester. O seu estádio leva o nome da patrocinadora do clube: King Power Stadium, cuja capacidade é de 32.262 pessoas. Foi fundado no ano de 1884 com o nome Leicester Fosse, pois jogava em um campo perto de Fosse Road. A sua fundação deu-se por um grupo de alunos da escola Wyggeston.
 A equipe seria admitida na Football League apenas em 1894. Apesar de centenário, o Leicester City é considerado um time de média expressão na Inglaterra. O clube é apelidado de "The Foxes" (As Raposas), por conta da caça em larga escala que a região fazia ao animal no Século XIX. O clube aparece na história do Campeonato Inglês como um clube que viveu no eixo entre as duas principais divisões.
A década de ouro para o clube foram os anos 1960, com 12 participações consecutivas na Elite Inglesa. Além disso, também conquistou o seu primeiro título de expressão, a Copa da Liga Inglesa de 1963-64 que voltaria a erguer em 1997 e 2000. Chegou a três decisões da Copa da Inglaterra. Grande parte desse sucesso nessa década se deve ao ídolo máximo do clube, o goleiro Gordon Banks.

Em 2010, o grupo asiático Asian Football Investments que tem como sócia a maior empresa de freeshops do mundo, a King Power e cujo presidente é Vichai Srivaddhanaprabha, "comprou" o clube. Desde então, o Leicester City trocou de fornecedora de material desportivo, conseguiu vender os naming rights do estádio para a própria King Power e retornou à Elite Inglesa. Logo após a conquista da Segunda Divisão Inglesa na Temporada de 2013-14, Vichai anunciou que investiria cerca de 180 milhões de libras no clube para que, em até três anos, os Foxes terminassem entre os cinco primeiros colocados na elite inglesa. Assim, ele gastou 16 milhões de libras para montar a equipe que disputou a elite na Temporada de 2014-15.

Atualmente esse clube participa da Premier League, tendo sido promovido da Segunda Divisão na Temporada de 2013-14. O Leicester City conquistou um feito histórico, ganhando o Campeonato Inglês na Temporada de 2015-16 com uma surpreendente campanha de 37 jogos, 23 vitórias, 11 empates e apenas 3 derrotas, após quase ter sido rebaixado na Temporada de 2014-15.

Títulos:

O Leicester City possui ainda 3 conquistas da Copa da Liga Inglesa; 1 conquista da Supercopa da Inglaterra, 7 conquistas da Segunda Divisão Inglesa e 1 conquista da Terceira Divisão Inglesa. O Leicester City também já disputou 4 finais da Copa da Inglaterra, porém perdeu todas elas. Atualmente esse clube é o detentor do campeonato inglês.

Os homens da reviravolta:


Jamie Vardy foi o artilheiro do Leicester City na Premier League de 2015-16 com 24 gols em 35 jogos. Vardy conquistou o prêmio de Futebolista Inglês do Ano pela FWA.
Riyad Mahrez fez 17 gols e 12 assistências em 36 jogos pelo Leicester City na Premier League de 2015-16. Mahrez conquistou o prêmio de Futebolista Inglês do Ano pela PFA.
Claudio Ranieri conquistou o prêmio de Treinador do Ano na Premier League de 2015-16. Ranieri também conquistou o prêmio Enzo Bearzot Award em 2016.


Em 2016, o Campeonato Inglês era o Campeonato Nacional há mais tempo sem um campeão inédito (38 anos). Na Temporada de 1976-77, o Nottingham Forest havia sido o último campeão inédito na Inglaterra. Comandados pelo italiano Cláudio Ranieri e com investimento bem abaixo dos outros times milionários ingleses, o Leicester gastou R$ 247 milhões para montar o time. Ou seja, era o quarto mais barato do campeonato, superando apenas os times que vinham da Segunda Divisão.

Para Gian Oddi, comentarista da ESPN Brasil, esta conquista do Leicester City é o maior feito da história do futebol mundial. A própria ESPN resume o feito, com as seguintes palavras: "Mais impressionante que a conquista em si é a forma como o clube conseguiu isso, apesar da diferença profunda para seus maiores rivais. Há seis anos, o Leicester City era rebaixado à Terceira Divisão. Há um ano e 15 dias, estava na lanterna da Premier League”. Esse é o time com mais de 130 anos de história que deu a volta por cima após quase cair em 2014. 

quarta-feira, 11 de maio de 2016

O Homem do grande feito



Treinador do Leicerter-Cláudio Ranieri
Cláudio Ranieri é italiano, nasceu em Roma em 20 de Outubro de 1951. O italiano é casado com Roxsanna Ranieri e teve uma filha, fruto dessa relação. A filha se chama Cláudia Ranieri em homenagem ao pai.  

Ex futebolista, Ranieri começou a comandar o clube inglês Leicester em 2015/2016. Este é o segundo trabalho do técnico italiano na primeira liga inglesa, depois de ter orientado o Chelsea entre 2000 e 2004, antecedendo Mourinho nos Blues.

Como jogador, atuava na posição de zagueiro e começou a carreira na Roma em 1973 e passou por Catanzaro. Catania e Palermo, onde se aposentou em 1986.

Antes do Leicerter, Ranieri passou por vários clubes como treinador. Começou a comandar o Puteolana e um ano depois foi para o Cagliari e depois passou ainda por Napoli e Fiorentina (na qual venceu uma Copa da Itália e uma Supercopa Italiana). É o técnico de futebol italiano com mais temporadas no exterior (oito). Treinou o Valência, vencendo uma Copa do Rei, em 1999, o Atlético de Madrid e o Chelsea de 2000 a 2004, levando os Blues às semifinais da Liga dos Campeões da UEFA de 2003-04. Mesmo com esses feitos, foi demitido. Na temporada 2004-05 tentou novamente o trabalho com o Valência, mas também foi logo demitido. Em 13 de Fevereiro de 2007 assinou contrato com o Parma, onde fez uma fraca campanha na temporada 2006-07. Na temporada seguinte foi contratado para treinar a Juventus que acabara de voltar da segunda divisão no lugar do francês Didier Deschamps. Treinou o time de Turim por duas temporadas até ser trocado por Ciro Ferrara.

Em 1 de Setembro de 2009 depois da demissão de Luciano Spalletti do cargo de treinador da AS Roma, Ranieri foi contratado para treinar o clube que o revelou, na temporada 2009-10. Sob o comando dos Giallorossi, Ranieri foi vice-campeão do campeonato italiano, Copa da Itália e Supercopa da Itália. Após boa parte da temporada 2010-11, Ranieri foi novamente demitido e em seu lugar assumiu Vincenzo Montella. Após a demissão do técnico, Gian Piero Gasperini assumiu a Internazionale no início da temporada 2011-12. Porém, no dia 26 de Março de 2012 acabou por ser demitido mais uma vez após maus resultados no Campeonato Italiano e a eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões para o Olympique de Marseille.
No início da temporada 2012-13,assumiu o comando técnico do Mónaco que disputaria a Ligue. Trouxe o clube de volta à Ligue 1, no qual foi vice-campeão francês de 2013-14. Deixou o clube em 20 de Maio de 2014. Ainda em 2014 tornou-se treinador da Seleção Grega, estreando em 7 de Setembro. Porém, após apenas quatro partidas, foi demitido após derrota de 0 – 1 para Ilhas Faroé pelas qualificações para a Euro de 2016.

A carreira do Ranieri só decolou quando fez com o Leicerter escapasse da zona de rebaixamento. Ele permitiu que a equipa não fosse para a segunda divisão e permanecesse entre os 20 principais clubes do país. O técnico é considerado um bom nome justamente por ter capacidade de encontrar equilíbrio em equipas de menor expressão. Os seus melhores trabalhos antes do Leicester aconteceram em Chelsea e Valência, provavelmente o que ainda credenciam o técnico até hoje a estar à frente de equipas de elite.
Ranieri conquistou desde já algo que o torcedor do Leicester nunca poderia imaginar. Em primeiro lugar, a confiança e a chance de dizer que ficou na liderança deixando Arsenal e Manchester City para trás. Depois o mais surpreendente de todos, o campeonato inglês. Algo histórico para o clube e para o futebol mundial. O homem que realizou um milagre. Ele ganhou prestígio e hoje ele é considerado o homem que fez do impossível o possível.


PS: Nada é impossível. Basta acreditares que tudo será possível.

Nada de Mulher



Na antiguidade, as mulheres não eram admitidas nos jogos olímpicos. Nem como espetadoras e muito menos como participantes. 

Contagem regressiva



Faltam 86 dias para os jogos olímpicos.
O evento irá iniciar-se no dia 5 de Julho e vão até 21 de Agosto de 2016.

domingo, 8 de maio de 2016

A vigésima oitava edição dos Jogos Olímpicos


Faltam 89 dias
Olimpíada é o período de quatro anos que separa as edições dos jogos de verão. Até agora já foram realizadas 27 edições dos jogos olímpicos de verão. A Europa tem o maior número de edições feitas dos jogos olímpicos (16). A seguir vem a América do Norte com 6 edições, a Ásia com 3 e por último a Oceania com duas edições realizadas.

Estamos na contagem regressiva para os jogos olímpicos. Faltam 89 dia para a realização do maior evento desportivo do Planeta. Os jogos irão iniciar-se no dia 5 a 21 de Agosto de 2016.

Tudo isso começou em 776 a.C. na Olímpia, Grécia. Em 392 d. C. os jogos foram suspensos, 1.500 anos depois. Foram realizados os primeiros jogos olímpicos da era moderna em Atenas na Grécia em 1896. Essa foi uma iniciativa do Barão francês Pierre de Coubertin.

O lema olímpico é “ Citius, Altius, Fortius”, que em português quer dizer, “ Mais rápido, mais alto e mais forte”. Os seus valores do Movimento Olímpico são: Respeito, Amizade e Excelência. Os aros olímpicos representam a união dos cinco continentes. A tocha olímpica que circula de uma região para a outra dias antes do “grande dia” simboliza a União entre os jogos da Antiguidade e da era Moderna. Hoje (8 de Maio), ela está a circular em Uberaba, MG e amanhã vai circular pelas ruas de Varjão de Minas, MG.

Em 17 dias serão disputadas 306 provas com medalhas. O público irá vibrar com 42 esportes, incluindo duas novidades: O golfe que depois de 112 anos, voltará aos jogos, juntamente com o Rugby que também volta após 92 anos.   Vão disputar 10,500 atletas de 206 países. O Comité Rio 2016 contará com 45.000 voluntários, 85.000 terceiros e 6.500 funcionários. Tudo está aposto para a chegada do “grande dia” e é um privilégio para aqueles que estarão presentes, presenciando cada momento e vibrando com os atletas.

Os 32 locais de competição estarão espalhados em 4 regiões da cidade do Rio de Janeiro: Deodoro, Barra, Maracanã e Copacabana. Agora só faltas tu para comparecer.