quinta-feira, 12 de maio de 2016

A história de um clube que deu a volta por cima


O clube da segunda divisão que foi à Premire League
e ganhou o Campeonato Inglês

O Leicester City Football Club é um clube de futebol inglês da cidade de Leicester. O seu estádio leva o nome da patrocinadora do clube: King Power Stadium, cuja capacidade é de 32.262 pessoas. Foi fundado no ano de 1884 com o nome Leicester Fosse, pois jogava em um campo perto de Fosse Road. A sua fundação deu-se por um grupo de alunos da escola Wyggeston.
 A equipe seria admitida na Football League apenas em 1894. Apesar de centenário, o Leicester City é considerado um time de média expressão na Inglaterra. O clube é apelidado de "The Foxes" (As Raposas), por conta da caça em larga escala que a região fazia ao animal no Século XIX. O clube aparece na história do Campeonato Inglês como um clube que viveu no eixo entre as duas principais divisões.
A década de ouro para o clube foram os anos 1960, com 12 participações consecutivas na Elite Inglesa. Além disso, também conquistou o seu primeiro título de expressão, a Copa da Liga Inglesa de 1963-64 que voltaria a erguer em 1997 e 2000. Chegou a três decisões da Copa da Inglaterra. Grande parte desse sucesso nessa década se deve ao ídolo máximo do clube, o goleiro Gordon Banks.

Em 2010, o grupo asiático Asian Football Investments que tem como sócia a maior empresa de freeshops do mundo, a King Power e cujo presidente é Vichai Srivaddhanaprabha, "comprou" o clube. Desde então, o Leicester City trocou de fornecedora de material desportivo, conseguiu vender os naming rights do estádio para a própria King Power e retornou à Elite Inglesa. Logo após a conquista da Segunda Divisão Inglesa na Temporada de 2013-14, Vichai anunciou que investiria cerca de 180 milhões de libras no clube para que, em até três anos, os Foxes terminassem entre os cinco primeiros colocados na elite inglesa. Assim, ele gastou 16 milhões de libras para montar a equipe que disputou a elite na Temporada de 2014-15.

Atualmente esse clube participa da Premier League, tendo sido promovido da Segunda Divisão na Temporada de 2013-14. O Leicester City conquistou um feito histórico, ganhando o Campeonato Inglês na Temporada de 2015-16 com uma surpreendente campanha de 37 jogos, 23 vitórias, 11 empates e apenas 3 derrotas, após quase ter sido rebaixado na Temporada de 2014-15.

Títulos:

O Leicester City possui ainda 3 conquistas da Copa da Liga Inglesa; 1 conquista da Supercopa da Inglaterra, 7 conquistas da Segunda Divisão Inglesa e 1 conquista da Terceira Divisão Inglesa. O Leicester City também já disputou 4 finais da Copa da Inglaterra, porém perdeu todas elas. Atualmente esse clube é o detentor do campeonato inglês.

Os homens da reviravolta:


Jamie Vardy foi o artilheiro do Leicester City na Premier League de 2015-16 com 24 gols em 35 jogos. Vardy conquistou o prêmio de Futebolista Inglês do Ano pela FWA.
Riyad Mahrez fez 17 gols e 12 assistências em 36 jogos pelo Leicester City na Premier League de 2015-16. Mahrez conquistou o prêmio de Futebolista Inglês do Ano pela PFA.
Claudio Ranieri conquistou o prêmio de Treinador do Ano na Premier League de 2015-16. Ranieri também conquistou o prêmio Enzo Bearzot Award em 2016.


Em 2016, o Campeonato Inglês era o Campeonato Nacional há mais tempo sem um campeão inédito (38 anos). Na Temporada de 1976-77, o Nottingham Forest havia sido o último campeão inédito na Inglaterra. Comandados pelo italiano Cláudio Ranieri e com investimento bem abaixo dos outros times milionários ingleses, o Leicester gastou R$ 247 milhões para montar o time. Ou seja, era o quarto mais barato do campeonato, superando apenas os times que vinham da Segunda Divisão.

Para Gian Oddi, comentarista da ESPN Brasil, esta conquista do Leicester City é o maior feito da história do futebol mundial. A própria ESPN resume o feito, com as seguintes palavras: "Mais impressionante que a conquista em si é a forma como o clube conseguiu isso, apesar da diferença profunda para seus maiores rivais. Há seis anos, o Leicester City era rebaixado à Terceira Divisão. Há um ano e 15 dias, estava na lanterna da Premier League”. Esse é o time com mais de 130 anos de história que deu a volta por cima após quase cair em 2014. 

Sem comentários:

Enviar um comentário