sábado, 21 de maio de 2016

Ética no Desporto debatido no Workshop na Uni-CV


Realizou-se hoje (20 de Maio) às 10:00 horas na Uni-CV, o Workshop sobre a Ética no Desporto. Esse Workshop teve como oradores Emanuel dos Passos, representante do comité olímpico de Cabo Verde, o ex. atleta olímpico cabo-verdiano Alfayaya Ferreira e o ex. presidente da ACAD (Associação académica dos estudantes da UNI-CV) Adilson Neto.

Workshop: Ética no Desporto (UNI-CV)
Esse Workshop é uma das atividades em comemoração à Taça do Reitor. A Taça do Reitor já vai na sua 4ª edição e é um evento desportivo institucionalizado pela própria universidade (Uni-CV) com o intuito de promover o desporto.

O Workshop foi patrocinado porque a academia viu que é tão importante incutir nos alunos o desporto como área séria e que deva ser sugeridos modelos para a sociedade. “Deixar de pensar o Desporto enquanto amador, mas levar o Desporto também como uma das áreas sérias para o seu desenvolvimento profissional, um desporto mais fortificado na academia” diz Adilson Neto, ex. presidente da ACAD.  


                                                                  Questões da ética no desporto

Algumas questões levantadas no Workshop foram: Para que serve a ética no desporto; Quanto vale um resultado e qual é o Preço a pagar.


Segundo Emanuel dos Passos, a ética tem a ver com princípios, fundamentos, valores que formam o carácter de uma pessoa e ela é traduzida através de acção. Quer dizer que não se consegue medir, ela não é algo palpável, não é mensurável, ela é vista através de acção, através da forma de ser enquanto jogador/atleta. Ele ainda diz que os comportamentos poderão ter alguma consequência não só nos treinos, mas também na própria sociedade que se está inserido. Tem que se ter alguns cuidados com comportamentos enquanto jogadores, enquanto atletas, treinadores e árbitros. A ética no desporto diz que é preciso potenciar e valorizar o esforço. O respeito a tolerância, mas fundamentalmente a justiça, o fair play, o jogo limpo.

Quando se pensa em alta competição, vem à cabeça os jogos olímpicos. O objetivo principal dos jogos olímpicos não é bater records, mas sim unir as nações, intercâmbio, troca, convívio entre os atletas. Não é vencer, mas sim participar, o mais importante do que o vencer é o lutar, o mais importante do que ganhar é saber que lutou, deu o seu melhor. Os jogos olímpicos serve para promover valores olímpicos de excelência, respeito, amizade entre os atletas, os povos. O respeito pelos atletas, pelo companheiro de equipa, pelos adversários, pela própria pessoa, pelo seu corpo, pela sua saúde.  A excelência não é ser melhor do que o adversário, mas dar o seu máximo. Ser amanhã melhor do que é hoje.

Um dos princípios fundamentais do olimpismo é colocar o desporto ao serviço do desenvolvimento pleno do homem. A prática do desporto é um direito do homem. O artigo 79º da Constituição de Cabo Verde diz que a todos é reconhecido o direito à cultura física e ao desporto. O desporto enquanto algo limpo, justo. O desporto é utilizado muitas vezes para ensinar alguns valores.   

Experiência de vida de Alfa Ferreira enquanto atleta

Alfayaya Ferreira começou cedo a sua vida desportiva. Foi um dos primeiros atletas a representar Cabo Verde nos jogos olímpicos. Participou dos jogos olímpicos de Atlanta em 1996. A sua ânsia de competir quando jovem fez com que sempre treinasse tendo ou não competição. Sua vida como atleta teve altos e baixos. Chegou mesmo a desistir, mas logo percebeu que a sua vida era o desporto. Alfayaya é grato para com o Comité Olímpico cabo-verdiano que o levou para a Europa e conseguiu fazer com sucesso sua carreira de atleta. Atualmente vive em Espanha e atua como treinador dos pequenos atletas. De acordo com Alfa, o importante não é ganhar medalhas e/ou troféus, mas participar e conviver com outros atletas.


Notícias relacionadas:

Desporto Universitário em ação na Taça do Reitor da UNICV

Algumas Considerações sobre Ética no Desporto

Jogos Olímpicos Rio 2016: preparativos fazem-se com repelente, “condoms” e frases


Sem comentários:

Enviar um comentário