quarta-feira, 11 de maio de 2016

O Homem do grande feito



Treinador do Leicerter-Cláudio Ranieri
Cláudio Ranieri é italiano, nasceu em Roma em 20 de Outubro de 1951. O italiano é casado com Roxsanna Ranieri e teve uma filha, fruto dessa relação. A filha se chama Cláudia Ranieri em homenagem ao pai.  

Ex futebolista, Ranieri começou a comandar o clube inglês Leicester em 2015/2016. Este é o segundo trabalho do técnico italiano na primeira liga inglesa, depois de ter orientado o Chelsea entre 2000 e 2004, antecedendo Mourinho nos Blues.

Como jogador, atuava na posição de zagueiro e começou a carreira na Roma em 1973 e passou por Catanzaro. Catania e Palermo, onde se aposentou em 1986.

Antes do Leicerter, Ranieri passou por vários clubes como treinador. Começou a comandar o Puteolana e um ano depois foi para o Cagliari e depois passou ainda por Napoli e Fiorentina (na qual venceu uma Copa da Itália e uma Supercopa Italiana). É o técnico de futebol italiano com mais temporadas no exterior (oito). Treinou o Valência, vencendo uma Copa do Rei, em 1999, o Atlético de Madrid e o Chelsea de 2000 a 2004, levando os Blues às semifinais da Liga dos Campeões da UEFA de 2003-04. Mesmo com esses feitos, foi demitido. Na temporada 2004-05 tentou novamente o trabalho com o Valência, mas também foi logo demitido. Em 13 de Fevereiro de 2007 assinou contrato com o Parma, onde fez uma fraca campanha na temporada 2006-07. Na temporada seguinte foi contratado para treinar a Juventus que acabara de voltar da segunda divisão no lugar do francês Didier Deschamps. Treinou o time de Turim por duas temporadas até ser trocado por Ciro Ferrara.

Em 1 de Setembro de 2009 depois da demissão de Luciano Spalletti do cargo de treinador da AS Roma, Ranieri foi contratado para treinar o clube que o revelou, na temporada 2009-10. Sob o comando dos Giallorossi, Ranieri foi vice-campeão do campeonato italiano, Copa da Itália e Supercopa da Itália. Após boa parte da temporada 2010-11, Ranieri foi novamente demitido e em seu lugar assumiu Vincenzo Montella. Após a demissão do técnico, Gian Piero Gasperini assumiu a Internazionale no início da temporada 2011-12. Porém, no dia 26 de Março de 2012 acabou por ser demitido mais uma vez após maus resultados no Campeonato Italiano e a eliminação nas oitavas de final da Liga dos Campeões para o Olympique de Marseille.
No início da temporada 2012-13,assumiu o comando técnico do Mónaco que disputaria a Ligue. Trouxe o clube de volta à Ligue 1, no qual foi vice-campeão francês de 2013-14. Deixou o clube em 20 de Maio de 2014. Ainda em 2014 tornou-se treinador da Seleção Grega, estreando em 7 de Setembro. Porém, após apenas quatro partidas, foi demitido após derrota de 0 – 1 para Ilhas Faroé pelas qualificações para a Euro de 2016.

A carreira do Ranieri só decolou quando fez com o Leicerter escapasse da zona de rebaixamento. Ele permitiu que a equipa não fosse para a segunda divisão e permanecesse entre os 20 principais clubes do país. O técnico é considerado um bom nome justamente por ter capacidade de encontrar equilíbrio em equipas de menor expressão. Os seus melhores trabalhos antes do Leicester aconteceram em Chelsea e Valência, provavelmente o que ainda credenciam o técnico até hoje a estar à frente de equipas de elite.
Ranieri conquistou desde já algo que o torcedor do Leicester nunca poderia imaginar. Em primeiro lugar, a confiança e a chance de dizer que ficou na liderança deixando Arsenal e Manchester City para trás. Depois o mais surpreendente de todos, o campeonato inglês. Algo histórico para o clube e para o futebol mundial. O homem que realizou um milagre. Ele ganhou prestígio e hoje ele é considerado o homem que fez do impossível o possível.


PS: Nada é impossível. Basta acreditares que tudo será possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário